Giesta amarela

Cytisus multiflorus


Identificação

Os giestais têm como componente básico diversas espécies de giestas. As mais comuns são Cytisus striatus (no piso mesotemperado de influência atlântica), C. scoparius, Genista florida (em condições climáticas mais contrastadas e mais secas) e C. multiflorus que marca bem a influência mediterrânica, bem como a tendência continental do interior montanhoso.

Dentro dos giestais é possível a diferenciação de vários grupos. Um primeiro é caracterizado pela constância de Ulex europaeus e Cytisus striatus, correspondente ao piso mesotemperado e níveis inferiores do supratemperado, onde substituem florestas de carvalho-alvarinho com Blechnum spicante e Ruscus aculeatus. Ainda neste nível, mas sob condições climatéricas mais duras, surge Genista florida que substitui carvalhais de carvalho-alvarinho com Vaccinium myrtillus, indicados pela presença de Cytisus scoparius (giesta-das-vassouras).

Localização

É muito comum em todas as serras de Portugal.

in " http://www.geocities.com/pampilhosadaserra/Flora.htm
Comentários
"Muito bonito, aliaz o parque de campismo mais bonito onde estive até hoje. Apesar de estar frio e não poder desfrutar de uns mergulhos no rio vou voltar de certeza."
Rui Carmo
Facebook
Junte-se a nós no Facebook. Deixe-nos o seu comentário ou opinião!