Lontra

Lutra lutra


Identificação

Carnívoro de porte considerável com notável aptidão anfíbia, pois o seu corpo fusiforme confere-lhe grande hidrodinamismo. Possui ainda, membranas interdigitais e uma forte e longa cauda que a tornam rápida e extremamente ágil na água e menos hábil em terra. O seu focinho é largo, as orelhas e as patas curtas. A pelagem é espessa, castanha e relativamente uniforme com excepção de uma mancha mais clara, ou por vezes branca, por debaixo do queixo e que se pode estender até ao ventre.

Ecologia

Associada a zonas húmidas, ocorre em águas continentais como rios, ribeiras, pauis, lagoas e albufeiras, em águas salobras como os estuários, mas também nalguns pontos do litoral marinho. É um carnívoro territorial e solitário de hábitos nocturnos e crepusculares. Marca, regularmente os mesmos locais, normalmente pontos proeminentes como pedras grandes no leito ou nas margens do rio, com fezes que têm um odor adocicado e onde se distinguem muitas vezes as espinhas dos peixes.

Alimentação

Com uma dieta maioritariamente constituída por peixe mas que pode incluir crustáceos, anfíbios, aves e alguns mamíferos consoante a sua disponibilidade e abundância no meio.


Reprodução

O acasalamento poder ocorrer em qualquer mês do ano, mas os nascimentos são mais comuns na primavera. A gestação dura cerca de 2 meses e a ninhada pode ter entre 1 a 5 crias, sendo 2 a 3 o mais usual. As crias só saem das tocas ao fim de cerca de 3 meses, altura em que são encorajadas a nadar. O desmame dá-se por volta dos 4 meses e as crias ficam com a mãe até aos 10-12 meses.

Factores de Ameaça

Espécie classificada como Insuficientemente Conhecida, categoria onde apenas se incluem as espécies que se suspeitam estar verdadeiramente ameaçadas, mas cuja informação disponível é insuficiente para decidir se deve ser classificada como Em Perigo, Vulnerável ou Rara.


A poluição e destruição dos ambientes aquáticos e ripícolas, o uso de pesticidas na agricultura que afecta a qualidade da água dos rios, os atropelamentos e a perseguição directa por parte do Homem devido à concorrência pelo peixe.

in " http://carnivora.fc.ul.pt/lontra.htm
Comentários
"Muito bonito, aliaz o parque de campismo mais bonito onde estive até hoje. Apesar de estar frio e não poder desfrutar de uns mergulhos no rio vou voltar de certeza."
Rui Carmo
Facebook
Junte-se a nós no Facebook. Deixe-nos o seu comentário ou opinião!