Musaranho de água

Neomys anomalus


Identificação

Distingue-se facilmente dos restantes musaranhos da nossa fauna pela coloração negra da sua pelagem dorsal. O ventre é branco. Cauda longa, bicolor, castanho escuro dorsalmente e branco na face ventral terminando com um pequeno pincel. Patas com uma franja de cerdas. Tem um peso médio de 10 gr e um comprimento cabeça-corpo de 73 a 98 mm e cauda de 42 a 61 mm. O comprimento da pata posterior é de 14,5 a 18 mm.

Ecologia

É mais activo a partir do fim do Inverno-início da Primavera quando da definição dos territórios. Muito ágil e bom nadador, para o que contribui a franja de cerdas nas patas e a retenção de bolhas de ar na pelagem que lhe permite manter-se seco. Constrói as suas próprias galerias e os ninhos são grandes e compactos.

Vivem em áreas envolventes de cursos de água corrente e muito limpa. Pode também ser encontrado em terrenos com densa vegetação herbácea ou em florestas bastante afastadas da água, desde que a humidade seja elevada. A temperatura ambiente também é um factor preferencial. Em anos de seca pode explorar os biótopos aquáticos, para o que desenvolveu algumas adaptações morfológicas tais como a franja de cerdas nas patas que ajudam na progressão aquática assim como a retenção de bolhas de ar na densa pelagem.

Alimentação

A dieta é constituída por pequenos invertebrados, aquáticos ou terrestres.

Reprodução

Os acasalamentos dão-se entre Maio e Junho. As ninhadas são constituídas por 6-8 crias.


Factores de Ameaça

O aumento da poluição dos rios devido ao não cumprimento das exigências higieno-sanitárias, nomeadamente ao tratamento dos esgotos.

in " http://darwin.icn.pt/sipnat/wgetent?userid=sipnat&type=ecran3&codigo=98.001.006.006.001
Comentários
"Estou a ver se encontro palavras... Sinceramente estás de parabéns pelo site que crias-te. É sempre bom termos informações sobre locais a visitar e principalmente ser do nosso pais."
Rui Oliveira
Facebook
Junte-se a nós no Facebook. Deixe-nos o seu comentário ou opinião!