Sargaço

Cistus salvifolius


Identificação

Arbustos até cerca de 1 metro de altura. Folhas simples, elípticas, opostas, encrespadas, com pêlos estrelados em ambas as páginas. Flores hermafroditas, geralmente solitárias, com 5 pétalas brancas, rapidamente caducas; estames em nº indefinido. O fruto é uma cápsula com 5 lóculos deiscentes.

Arbustos lenhosos e rasteiros (1m ) de altura. As flores são brancas, estigma quase séssil. Habita solos secos e soalheros e matagais.

Vive preferentemente em zonas de montanha e mediterrânicas. Floresce de Abril a Junho. Tem uma flor com tamanho de 4 a 5 cm de cor branca. Recebe o seu nome por ter as folhas parecidas à das salvas, ovais, rugosas e com pelos. É abundante em zonas de montanha e de serras onde a vive numa altitude não muito elevada, em lugares bio climáticos e supra mediterrânicos. Pode sobreviver em solos pobres. Tem propriedades medicinais como laxante e também cicatrizantes. Em alguns países esta planta é utilizada para fazer chás.

Localização

Muito vulgar, excepto no NW do continente, zonas montanhosas.

in " http://arquivonatural.naturlink.pt/flora1.htm
Comentários
"Muito bonito, aliaz o parque de campismo mais bonito onde estive até hoje. Apesar de estar frio e não poder desfrutar de uns mergulhos no rio vou voltar de certeza."
Rui Carmo
Facebook
Junte-se a nós no Facebook. Deixe-nos o seu comentário ou opinião!