Teixo

Taxus baccata


Identificação

Árvore ou arbusto sempre verde, de crescimento muito lento. O tronco apresenta casca castanho-avermelhada que se descama em placas ou tiras. Os ramos estendem-se quase horizontalmente. As folhas, em forma de agulha, fazem lembrar uma espada romana, de cor verde-escura, podendo permanecer até 8 anos nos ramos. Espécie dióica (ocorrem machos e fêmeas), frutificando somente as fêmeas. O “fruto” é ovóide e constituído por um invólucro carnudo e avermelhado (arilo) aberto na porção apical, encerrando no seu interior uma única semente.

Ocorre em vales e encostas húmidas, indiferente ao substracto, tolera a sua acidez. Está adaptado a solos rochosos, podendo encontrar-se entre as fendas das rochas. Suporta bem as altitudes superiores aos 1000 metros e resiste bem ao ensombramento, ocupando o sub-bosque de florestas mistas de folhosas.

Desde há muito que tem vindo a ser eliminado por pastores em virtude da sua toxicidade para o gado, alvo de cortes devido à madeira de excelente qualidade (dura, compacta, imputrescível e de elevada elasticidade) e flagelado pelos fogos. Apresenta actualmente o estatuto de conservação em vias de extinção.

Recentemente, a implantação da Barragem do Lagoacho na Serra da Estrela levou a que um pequeno núcleo de árvores notáveis fosse eliminado. A destruição dos potenciais habitats de vegetação desta espécie por fogos e consequente erosão do solo não faz antever um futuro risonho para este ilustre desconhecido.

Localização

Espécie comum um pouco por toda a Europa, Oeste da Ásia e Norte de África. Em Portugal surge espontaneamente nas Serras da Estrela e Gerês, isoladamente ou em núcleos muito limitados.


Exploração Económica

Produz uma madeira avermelhada, de boa qualidade para utilização da industria imobiliária.

in " http://www.cm-seia.pt/turismo/bncise/lupa04.asp
Comentários
"Estou a ver se encontro palavras... Sinceramente estás de parabéns pelo site que crias-te. É sempre bom termos informações sobre locais a visitar e principalmente ser do nosso pais."
Rui Oliveira
Facebook
Junte-se a nós no Facebook. Deixe-nos o seu comentário ou opinião!