Notícias da Região e do Parque



Dia Mundial da Árvore

21 de Março de 2007
A intervenção do Parque Natural da Serra da Estrela incide em três áreas mais devastadas pelo fogo: Paços, Ribeira e Vide. O plano de recuperação de áreas ardidas, orçado em 600 mil euros, vai ser apoiado pelo Plano Operacional do Ambiente. Os trabalhos já estão em curso e no Dia Mundial da Árvore o projecto foi simbolicamente assinalado junto ao Poço do Inferno, em Manteigas, com o plantio de 1.000 carvalhos-negros. A opção de plantar folhosas, árvores menos combustíveis, é uma estratégia de prevenção, favorecendo ainda a vegetação arbórea autóctone, a fauna silvestre e cinegética. A criação de abrigos e a aposta na diversidade constam do plano de reflorestação.


Novas Placas Informativas

12 de Março de 2007
Os municípios que integram a Região de Turismo da Serra da Estrela estão identificados com nova sinalética. A instalação de novas placas e setas facilita o acesso a informações e identifica a realidade histórica, rotas pedestres, monumentos e estruturas da Região. Com o aumento da sinalização e a sua homegeneidade estão facilitadas as deslocações dos que nos visitam.


Vinte Novas Mesas de Piquenique

4 de Fevereiro de 2007
As mesas de piquenique no Parque foram renovadas. Construídas em madeira, instaladas em locais predefinidos, constituem um elemento atractivo nas instalações, como equipamento destinado ao conforto e comodidade durante as refeições campestres e bem inseridos na paisagem envolvente.


Concessão de Pesca Desportiva

1 de Janeiro de 2007
A Serra da Estrela é uma zona propícia para a criação de trutas por excelência, e considerada uma das melhores regiões para a pesca deste salmonídeo. As suas ribeiras de águas muito frias e oxigenadas apresentam condições únicas para esta espécie. A Concessão de Pesca Desportiva [nº 128 /2004] no Rio Mondego foi criada de forma a garantir a protecção das espécies e regulamentar os locais e o período de pesca (Junho e Agosto). Desta forma poderemos manter o ecossistema preservado, onde a truta se pode manter nas suas características genéticas originais.


Novos Grelhadores

25 de Outubro de 2006
No Parque do Covão foram construídos e instalados oito novos grelhadores, integrados nos Planos de Defesa da Floresta contra incêndios. Os fogareiros estão munidos de redes, que permitem a retenção de fagulhas, e foram instalados em locais limpos de material combustível num raio de cinco metros em seu redor. Foram renovadas ainda as fontes de água.


Comentários
"Quem passa pelo Covão da Ponte não esquece, e eu que o diga. Embora já lá tenha estado noutras condições (Inverno), estes dias que passei lá recentemente foram "Show"."
Vítor Marques
Facebook
Junte-se a nós no Facebook. Deixe-nos o seu comentário ou opinião!