Notícias da Região e do Parque



Dia Mundial da Árvore

21 de Março de 2007
A intervenção do Parque Natural da Serra da Estrela incide em três áreas mais devastadas pelo fogo: Paços, Ribeira e Vide. O plano de recuperação de áreas ardidas, orçado em 600 mil euros, vai ser apoiado pelo Plano Operacional do Ambiente. Os trabalhos já estão em curso e no Dia Mundial da Árvore o projecto foi simbolicamente assinalado junto ao Poço do Inferno, em Manteigas, com o plantio de 1.000 carvalhos-negros. A opção de plantar folhosas, árvores menos combustíveis, é uma estratégia de prevenção, favorecendo ainda a vegetação arbórea autóctone, a fauna silvestre e cinegética. A criação de abrigos e a aposta na diversidade constam do plano de reflorestação.


Novas Placas Informativas

12 de Março de 2007
Os municípios que integram a Região de Turismo da Serra da Estrela estão identificados com nova sinalética. A instalação de novas placas e setas facilita o acesso a informações e identifica a realidade histórica, rotas pedestres, monumentos e estruturas da Região. Com o aumento da sinalização e a sua homegeneidade estão facilitadas as deslocações dos que nos visitam.


Vinte Novas Mesas de Piquenique

4 de Fevereiro de 2007
As mesas de piquenique no Parque foram renovadas. Construídas em madeira, instaladas em locais predefinidos, constituem um elemento atractivo nas instalações, como equipamento destinado ao conforto e comodidade durante as refeições campestres e bem inseridos na paisagem envolvente.


Concessão de Pesca Desportiva

1 de Janeiro de 2007
A Serra da Estrela é uma zona propícia para a criação de trutas por excelência, e considerada uma das melhores regiões para a pesca deste salmonídeo. As suas ribeiras de águas muito frias e oxigenadas apresentam condições únicas para esta espécie. A Concessão de Pesca Desportiva [nº 128 /2004] no Rio Mondego foi criada de forma a garantir a protecção das espécies e regulamentar os locais e o período de pesca (Junho e Agosto). Desta forma poderemos manter o ecossistema preservado, onde a truta se pode manter nas suas características genéticas originais.


Novos Grelhadores

25 de Outubro de 2006
No Parque do Covão foram construídos e instalados oito novos grelhadores, integrados nos Planos de Defesa da Floresta contra incêndios. Os fogareiros estão munidos de redes, que permitem a retenção de fagulhas, e foram instalados em locais limpos de material combustível num raio de cinco metros em seu redor. Foram renovadas ainda as fontes de água.


Comentários
"Muito bonito, aliaz o parque de campismo mais bonito onde estive até hoje. Apesar de estar frio e não poder desfrutar de uns mergulhos no rio vou voltar de certeza."
Rui Carmo
Facebook
Junte-se a nós no Facebook. Deixe-nos o seu comentário ou opinião!