Queijo da Serra da Estrela

Introdução

Este queijo é o nosso cartão de visita. Já ultrapassou fronteiras. É um queijo com história. A área geográfica de produção contempla os concelhos de Celorico da Beira, Fornos de Algodres, Gouveia, Manteigas, Oliveira do Hospital, Seia e algumas freguesias dos concelhos da Covilhã, Guarda e Trancoso.


História

Columela, oficial do exército romano e nascido na Península Ibérica há cerca de 2 000 anos, descreve o fabrico deste queijo naquele que foi o primeiro tratado de agricultura conhecido e conforme referência no "Manual do Criador", Ano I, n.º 13, de Março de 1986. Na Idade Média, coube a Gil Vicente render-lhe homenagem. Mas os primeiros grandes trabalhos de investigação sobre o queijo da Serra da Estrela só começaram nos finais do Século XIX com Ferreira Lapa, Wenceslau da Silva e tantos outros.


Produção

Trata-se de um queijo produzido exclusivamente com leite de ovelha da raça Bordaleira, coalhado pela flor do cardo Cinara cardunculus L., planta espontânea característica da nossa Região que tem como finalidade coalhar a massa que dará origem ao Queijo da Serra.

A coalha é posta no cincho, pressionada manualmente até esgotar todo o soro e maturada, durante nunca menos de trinta dias, em câmaras de cura com controlo de humidade e temperatura. Apresenta-se com a forma de cilindro baixo, abaulado lateralmente e na face superior, portanto sem bordos definidos[...].


Paladar

É urgente que se lhe rendam todas as homenagens, que seja uma presença obrigatória à mesa e que se aprenda a acompanhá-lo. Há que não esquecer que os vinhos bons acompanham perfeitamente o queijo.

Que será dum convívio, duma amena cavaqueira sem o toque guloso de um bom amanteigado a barrar um naco de Pão Centeio do Sabugueiro?
Imitem-se entendidos. Até a casca lhe aproveitam.


As suas características inconfundíveis de aroma e paladar, juntamente com a sua cor amarelada, pasta semi-mole amanteigada, mais macio ou duro, consoante a idade satisfazem plenamente o paladar mais exigente.

in "Guia de Produtos de Qualidade", Direcção Geral Desenvolvimento Rural
in "V Festa Convívio dos Produtores de Queijo da Serra da Estrela", Câmara M. de Celorico da Beira
in " http://www.rt-serradaestrela.pt
Comentários
"O Covão da Ponte é sem dúvida um daqueles sítios mágicos que nos leva a sentir alguma responsabilidade no momento de o mostrarmos a outras pessoas. A ligação que o espaço estabelece connosco é tal que tudo ali nos faz bem... "
Nett
Facebook
Junte-se a nós no Facebook. Deixe-nos o seu comentário ou opinião!