Fauna da Serra da Estrela
Na Serra da Estrela podemos encontrar uma grande variedade de espécies animais. Próximo do meio rural, é possível encontrar a águia-de-asa-redonda (Buteo buteo), a raposa (Vulpus vulpus), que se refugiam nos pequenos pinhais e caçam em áreas abertas; o sapo comum (Bufo bufo), que se esconde em muros e zonas arbustivas, alimentando-se nas hortas e que vai acasalar em charcos e linhas de água; a toupeira (Talpa occidentalis) que, aparecendo à superfície da terra num lameiro, poderá constituir a próxima refeição da coruja-das-torres (Tyto alba); a lagartixa ibérica (Podarcis hispanica); a lebre (Lepus capensis); a poupa (Upupa epops) e o coelho (Oryctolagus cuniculus) (Pena & Cabral, 1989).Nas zonas em que o estrato arbóreo é dominante, é possível encontrar a geneta (Genetta genetta), a fuinha (Martes foina), a coruja-do-mato (Strix aluco) e o pardal françês (Petronia petronia), entre outras espécies (Pena & Cabral, 1989).
O meio arbustivo, habitualmente muito denso, constitui um local de refúgio para inúmeros mamíferos, como o texugo (Meles meles), e suporta pequenas aves insectívoras, como a carriça (Troglodytes troglodytes), répteis e anfíbios, como a sardanisca-argelina (Psammodromus algirus) e o sapo-parteiro (Alytes obstetricans), respectivamente (Pena & Cabral, 1989).
Acima dos 1600 metros, desfrutar-se de uma paisagem de características únicas em Portugal, que se impõe pela sua majestosidade e rudeza. Neste meio sub-alpino, é possível encontrar o mocho-real (Bubo bubo) (Pena & Cabral, 1989).
Nas margens dos cursos de água, existe uma fauna característica, da qual fazem parte a toupeira-de-água (Galemys pyrenaicus) – um dos mamíferos mais raros de Portugal e considerado como uma verdadeira relíquia biológica; a rã ibérica (Rana iberica), o guarda-rios (Alcedo atthis), a lontra (Lutra lutra), o musaranho-de-água (Neomys anomalus) e a cobra-de-água-viperina (Natrix maura) (Pena & Cabral, 1989).
Lista da Fauna da Serra da Estrela
- Aves
- Répteis
- Peixes