Malmequer
chrysanthemum coronarium
Identificação
Nome por que são conhecidas diversas plantas da família das Compostas, cujo capítulo tem as flores centrais amarelas e as marginais brancas ou amareladas como sejam o malmequer-dos-campos (Calendula arvensis) e o malmequer-dos-brejos (Caltha palustris). Pampilho-das-searas, conhecido também por estrela-de-ouro, margarida, malmequer e bem-me-quer.Florescendo entre Março e Junho. É uma planta costeira que ocorre em terrenos pedregosos de calcário ou xistos.
Ervas ou arbustos, de folhas alternas, opostas ou arrosetadas, sem estípulas. Contem flores pequenas, hermafroditas, funcionalmente masculinas, femininas ou estéreis, reunidas em capítulos circundados e envolvidos por um invólucro de brácteas, terminais ou axilares, geralmente pedunculados. Capítulos solitários ou reunidos em inflorescências corimbosas ou menos frequente racemosas. Limbo do cálice (papilho) nulo ou representado por uma coroa, aurícula, escamas, sedas ou pêlos simples ou plumosos.
Flores femininas por vezes nuas ou com uma corola filiforme e gineceu com ovário ínfero, dicarpelar mas unilocular, com o óvulo solitário, basal, anatrópico, estilete simples com 2 ramos estigmatíferos. Flores masculinas com 5 estames, epipétalos, geralmente sinantéricos com as anteras reunidas em tubo em redor do estilete, frequentemente caducas ou sagitadas na base e com apêndices apicais.
Localização
Encontra-se distribuído pelo Mediterrâneo Ocidental, Canárias e em Portugal, na Costa Sudoeste Meridional e Barlavento algarvio.
in " http://pt.wikipedia.org/wiki/Malmequer